Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e os Termos e Condições Gerais

OK

Vacinação COVID-19 - Informação útil

No seguimento do atual panorama de saúde pública, mais concretamente do surto de COVID-19, e em linha com as orientações da Direção Geral de Saúde, a ACS mantém o seu foco na saúde dos seus clientes.

Por conseguinte, nunca é demais relembrar e sensibilizar que todos os utentes devem certificar-se que se encontram inscritos no Centro de Saúde da sua residência, de modo a que possam ser convocados para efeitos de vacinação pelo SNS, no momento da fase de vacinação em que estejam elegíveis.

Esta informação é válida e útil para qualquer cidadão, independentemente de ter alguma patologia ou algum sub-sistema de saúde privado.

Esta inscrição é fundamental e da responsabilidade de cada utente. Só assim o plano de vacinação COVID-19 será possível.

Desta forma e atendendo ao plano de vacinação para COVID-19, elaborado pela DGS, a ACS encontra-se disponível para passar os relatórios clínicos que sejam necessários, para que os seus utentes, acompanhados somente na ACS, e que habitualmente não usam os Centros de Saúde da sua residência, possam conseguir atestar junto do SNS qual a sua condição atual de saúde, para se posicionarem em eventual fase de vacinação mais favorável.

Os utentes com mais de 80 anos não carecem deste relatório médico, uma vez que são considerados prioritários pela idade. Somente necessitam de garantir que estão registados no Centro de Saúde da sua residência.

Neste sentido, e principalmente aos utentes, que tenham entre 50 e 79 anos e que sejam portadores de

  • Insuficiência Cardíaca

  • Doença Coronária

  • Insuficiência Renal (Taxa de Filtração Glomerular <60ml/min)

  • DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) ou Doença Respiratória Crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração

a ACS aconselha à marcação de uma teleconsulta com o seu médico assistente na ACS, para poderem comprovar perante o SNS que se encontram elegíveis para vacinação prioritária.

No seguimento do acompanhamento que o seu médico assistente na ACS, tem vindo a realizar, o mesmo detém o seu histórico clinico, viabilizando assim a emissão da declaração médica através da PEM – Prescrição Electrónica Médica.

Informe o médico do seu número de telemóvel e será notificado por SMS quando o pedido PEM for enviado ao SNS.

Para mais esclarecimentos, poderá utilizar os canais habituais da ACS através das linhas de atendimento:

  • Beneficiários dos Planos de Saúde da ACS: 213 116 601

  • Outros Clientes: 213 116 603