19. 9. Conclusões 19
9. 4. Casa segura 9
3. 1. Alguns factos ... 3
5. 2. Consequências das quedas 5
11. 5. Casa Segura - Cozinha 11
13. 6. Casa Segura - Quarto 13
17. 8. Outras dicas importantes 17
15. 7. Casa Segura – Casa de banho 15
7. 3. Fatores de risco relacionados com o envelhecimento 7
1. Prevenção de quedas no domicílio 13/11/2023 1 Mod.A/1000318 - PPT ACS ; Público ; Ver. v9.0 ; Dist.: 05 - 05 - 2023 14:51
20. Conclusões 20 Fonte: Manual do Cuidador – Prevenção de quedas em idosos no domicílio – Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados Infográfico INSA – Acidentes Domésticos e de Lazer Ao manter o ambiente livre de perigo está a diminuir o risco de queda. Torne a sua casa um porto seguro.
2. Índice 4. Casa segura 1. Alguns factos ... 2. Consequências das quedas 3. Fatores de risco relacionados com o envelhecimento 5. Casa segura - Cozinha 2 6. Casa segura – Quarto 7. Casa segura – Casa de banho 8. Outras dicas importantes 9. Conclusões
6. Consequências das quedas 6 ▪ A nível físico : - traumatismos musculares e fraturas ósseas, - declínio funcional, redução da mobilidade, - dependência nas atividades de vida diárias. ▪ A nível psicossocial : - sentimentos de medo, fragilidade, - diminuição das atividades sociais e recreativas . ▪ Diminuição da qualidade de vida
12. Casa segura - Cozinha 12 ▪ Colocar os utensílios usados com maior regularidade em local de fácil acesso ; ▪ Colocar os utensílios leves em armários superiores e os pesados em armários inferiores ; ▪ Não usar cadeiras, bancos e escadotes para conseguir alcançar utensílios ; ▪ Limpar de imediato líquidos derramados .
16. Casa segura – Casa de banho 16 ▪ Não trancar a porta da casa de banho ; ▪ Substituir a banheira por base de chuveiro, com banco/cadeira ; ▪ Colocar tapete antiderrapante dentro e fora do chuveiro ; ▪ Manter o chão seco depois do banho ; ▪ Colocar barras de apoio no chuveiro, no bidé e na sanita ; ▪ Usar elevador de sanita se necessário .
4. Alguns factos... 4 Em 2019 , 112 . 988 portugueses sofreram uma queda em ambiente doméstico e de lazer de que resultou a necessidade de utilização do serviço de urgência . O grupo etário dos 65 e mais anos destacou - se com 88 % . O espaço físico da casa surge como o local onde estes acidentes ocorreram com maior frequência ( 45 % ) .
18. Outras dicas importantes 18 ▪ Evitar usar chinelos ; ▪ Usar calçado com solas antiderrapantes e sem atacadores ; ▪ Não usar roupas demasiado compridas ou largas ; ▪ Usar um assento para se vestir sentado . ▪ Andar devagar e com precaução ; ▪ Utilizar, caso necessário, auxiliar de marcha (andarilho, bengala, cadeira de rodas, ... ) ; ▪ Ter telefone/telemóvel sempre à mão (de preferência, numa bolsa ao peito) .
8. Fatores de risco relacionados com o envelhecimento 8 ▪ Diminuição dos reflexos ; ▪ Diminuição da capacidade de visão e audição (necessidade de óculos e aparelhos auditivos) ; ▪ Dificuldades cognitivas e demência ; ▪ Doenças crónicas (artroses e a osteoporose) ; ▪ Diminuição da força muscular ; ▪ Problemas com os pés (joanetes, deformidades dos dedos, úlceras, etc . ) ; ▪ Muitos medicamentos e efeitos adversos (sonolência) ; ▪ Deficiências nutricionais e falta de vitamina D ; ▪ Alteração da forma de caminhar e do equilíbrio .
14. Casa segura - Quarto 14 ▪ Adequar a altura da cama – quando se senta, deve conseguir colocar os pés no chão ; ▪ Que o colchão não afunde e a roupa da cama seja leve, de modo a facilitar os movimentos ; ▪ Que a mesa - de - cabeceira seja estável, tenha bordos arredondados e esteja próxima da cama ; ▪ Ter sempre ao alcance da cama, um candeeiro, interruptor da luz ou lanterna ; ▪ Colocar as roupas em gavetas de fácil acesso .
10. Casa segura 10 A probabilidade de queda pode ser diminuída com uma correta identificação dos perigos, bem como, com a alteração da forma como se realizam algumas tarefas . Algumas dicas para tornar o interior de casa num local seguro : ▪ Não utilizar tapetes e passadeiras ; ▪ Usar cores claras nas paredes e aumentar a iluminação em todas as divisões ; ▪ A cor dos interruptores da luz deve contrastar com a cor da parede ; ▪ A distribuição dos móveis deve permitir a movimentação com o andarilho, cadeira de rodas, bengala, ... ; ▪ Verificar que não existem fios elétricos e de telefone desprotegidos no chão ; ▪ Durante a noite, é útil deixar acesa uma luz de presença ; ▪ As cadeiras e as poltronas devem ter apoio de braços e costas e assento firme (não afundar) ; ▪ Evitar acumulação de folhas e flores no chão do quintal .