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OKAltice Cuidados de Saúde: 25 anos a promover a saúde
25 anos a cuidar de si. Promover e proteger a saúde dos seus beneficiários é a missão da Altice Cuidados de Saúde, sendo através dela que a Altice Portugal concretiza parte considerável da sua Responsabilidade Social Interna.
Com uma capacidade notável de se reinventar, a ACS soube, ao longo dos anos, adaptar a sua oferta às exigências dos diferentes tempos pautando-se sempre por práticas de excelência.
Fortemente apostada em fazer sempre mais e melhor, a pensar nos seus beneficiários, a ACS trabalha continuamente no sentido de reforçar a sua rede de prestadores, através de mais convenções com diversas entidades clínicas. Do mesmo modo, tem havido um esforço por disponibilizar um número maior de médicos e especialidades clínicas nos centros clínicos próprios.
Há também todo um trabalho desenvolvido no sentido de alteração da aplicação de suporte de gestão dos Centros Clínicos, tornando os processos mais digitais e facilitando a realização de consultas em videochamada, bem como através do apoio ao desenvolvimento de soluções tecnológicas e de serviço na área da saúde.
Nos últimos anos, desenvolveu um conjunto de ações, distribuídas pelos seus quatro eixos de atuação, com destaque para:
Planos de Saúde
Convenções com diversos prestadores clínicos no mercado, garantindo sempre a melhor rede disponível aos Beneficiários
Serviço de medicina on-line disponível 24 horas de forma gratuita
Proteção na saúde dos Grandes Doentes
Centros Clínicos
Criação e renovação dos 8 centros clínicos e 3 núcleos especializados
Implementação de um núcleo especializado de oftalmologia
Criação de uma tabela de preços para Familiares de Colaboradores sem plano
Negociação de convenções e protocolos com diversas entidades (ex: SAMS Quadros, Multicare, Grupo 8, Randstad, Jerónimo Martins)
Criação de serviços alinhados com as necessidades do mercado, exemplos dos últimos serviços criados:
Avaliação médica para renovação da carta de condução
Serviço de avaliação auditiva para crianças em idade escolar
Programas de acompanhamento no âmbito da nutrição
Introdução de novos serviços de ortodontia no Núcleo de Estomatologia de Lisboa
Saúde no Trabalho
Criação de programas de rastreio e ações de sensibilização, tendo em consideração as temáticas mais importantes no momento ex: distúrbios do sono e stress
Implementação da avaliação dos riscos psicossociais dos colaboradores Altice (empresa pioneira em Portugal)
Programas de Saúde
Implementação de um programa de acompanhamento de doentes crónicos (diabetes, asma, doenças pulmonares e doenças cardíacas), por forma a melhorar a qualidade de vida dos Beneficiários. Sendo que o programa conta com 515 beneficiários crónicos acompanhados
Realização de um piloto de telemonitorização com o SMARTAL em parceria com a Altice Portugal e Altice Labs
COVID-19. No contexto da pandemia o papel da ACS tem sido fundamental. Desde logo, no apoio à definição do plano de contingência do Grupo e dos meios de proteção para cada tipo de função, sempre em contacto estreito com a DGS. Mas também pela disponibilização de apoio psicológico aos colaboradores Altice no momento de confinamento (a Altice Portugal foi pioneira ao disponibilizar aos seus colaboradores uma linha de apoio psicológico), e criação de uma equipa médica de acompanhamento de casos de COVID-19 no grupo e de contactos próximos, composta por médicos e enfermeiros.
Para conseguir uma resposta mais rápida e eficiente, a ACS alterou um conjunto de processos, designadamente a Implementação de um serviço de teleconsultas nos nossos centros clínicos em tempo recorde (3 dias) para as especialidades mais críticas: Medicina Geral e Familiar, Psicologia, Psiquiatria e Diabetologia, garantindo assim o acesso à saúde numa altura em que existia acesso limitado.
A inclusão do teste para deteção do COVID-19, bem como dos equipamentos de proteção individual necessários para realização de diversos atos médicos nos planos de saúde foram também alterações concretizadas e que demonstram bem a capacidade de adaptação desta associação mesmo nos contextos mais desafiantes.