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Altice Cuidados de Saúde: 25 anos a promover a saúde

A ACS comemora hoje 25 anos. Um quarto de século dedicado ao compromisso de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de todos os seus beneficiários. Parabéns, Altice Cuidados de Saúde!
CMS Odoo - Imagem Grande

25 anos a cuidar de si. Promover e proteger a saúde dos seus beneficiários é a missão da Altice Cuidados de Saúde, sendo através dela que a Altice Portugal concretiza parte considerável da sua Responsabilidade Social Interna.

Com uma capacidade notável de se reinventar, a ACS soube, ao longo dos anos, adaptar a sua oferta às exigências dos diferentes tempos pautando-se sempre por práticas de excelência.

Fortemente apostada em fazer sempre mais e melhor, a pensar nos seus beneficiários, a ACS trabalha continuamente no sentido de reforçar a sua rede de prestadores, através de mais convenções com diversas entidades clínicas. Do mesmo modo, tem havido um esforço por disponibilizar um número maior de médicos e especialidades clínicas nos centros clínicos próprios.

Há também todo um trabalho desenvolvido no sentido de alteração da aplicação de suporte de gestão dos Centros Clínicos, tornando os processos mais digitais e facilitando a realização de consultas em videochamada, bem como através do apoio ao desenvolvimento de soluções tecnológicas e de serviço na área da saúde.

Nos últimos anos, desenvolveu um conjunto de ações, distribuídas pelos seus quatro eixos de atuação, com destaque para:


Planos de Saúde

  • Convenções com diversos prestadores clínicos no mercado, garantindo sempre a melhor rede disponível aos Beneficiários

  • Serviço de medicina on-line disponível 24 horas de forma gratuita

  • Proteção na saúde dos Grandes Doentes


Centros Clínicos

  • Criação e renovação dos 8 centros clínicos e 3 núcleos especializados

  • Implementação de um núcleo especializado de oftalmologia

  • Criação de uma tabela de preços para Familiares de Colaboradores sem plano

  • Negociação de convenções e protocolos com diversas entidades (ex: SAMS Quadros, Multicare, Grupo 8, Randstad, Jerónimo Martins)

  • Criação de serviços alinhados com as necessidades do mercado, exemplos dos últimos serviços criados:

    • Avaliação médica para renovação da carta de condução

    • Serviço de avaliação auditiva para crianças em idade escolar

    • Programas de acompanhamento no âmbito da nutrição

    • Introdução de novos serviços de ortodontia no Núcleo de Estomatologia de Lisboa


Saúde no Trabalho

  • Criação de programas de rastreio e ações de sensibilização, tendo em consideração as temáticas mais importantes no momento ex: distúrbios do sono e stress

  • Implementação da avaliação dos riscos psicossociais dos colaboradores Altice (empresa pioneira em Portugal)

Programas de Saúde

  • Implementação de um programa de acompanhamento de doentes crónicos (diabetes, asma, doenças pulmonares e doenças cardíacas), por forma a melhorar a qualidade de vida dos Beneficiários. Sendo que o programa conta com 515 beneficiários crónicos acompanhados

  • Realização de um piloto de telemonitorização com o SMARTAL em parceria com a Altice Portugal e Altice Labs


COVID-19. No contexto da pandemia o papel da ACS tem sido fundamental. Desde logo, no apoio à definição do plano de contingência do Grupo e dos meios de proteção para cada tipo de função, sempre em contacto estreito com a DGS. Mas também pela disponibilização de apoio psicológico aos colaboradores Altice no momento de confinamento (a Altice Portugal foi pioneira ao disponibilizar aos seus colaboradores uma linha de apoio psicológico), e criação de uma equipa médica de acompanhamento de casos de COVID-19 no grupo e de contactos próximos, composta por médicos e enfermeiros.

Para conseguir uma resposta mais rápida e eficiente, a ACS alterou um conjunto de processos, designadamente a Implementação de um serviço de teleconsultas nos nossos centros clínicos em tempo recorde (3 dias) para as especialidades mais críticas: Medicina Geral e Familiar, Psicologia, Psiquiatria e Diabetologia, garantindo assim o acesso à saúde numa altura em que existia acesso limitado.

A inclusão do teste para deteção do COVID-19, bem como dos equipamentos de proteção individual necessários para realização de diversos atos médicos nos planos de saúde foram também alterações concretizadas e que demonstram bem a capacidade de adaptação desta associação mesmo nos contextos mais desafiantes.


https://acs.pt/