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OKSaúde no Trabalho - Produtos e Serviços
Investir na felicidade e bem-estar das pessoas no trabalho é fundamental para o crescimento sustentável das organizações.
A Equipa da Saúde no Trabalho da ACS, suportada na Lei 102/2009 de 10 de setembro, republicada na lei 3/2014 de 28 de janeiro onde se encontram regulados os princípios desta atividade, desenvolve atividades múltiplas que visam garantir a efetiva prevenção dos riscos profissionais nas empresas bem como a promoção da saúde e bem-estar dos colaboradores, através:
Exames Médicos
A ACS, de acordo com os requisitos da legislação e as necessidades específicas de cada cliente, desenvolve a seguinte tipologia de Exames de Saúde, nos quais se contempla a realização de análises clínicas e outros exames complementares de diagnóstico:
- Admissão (antes do início da prestação de trabalho ou, quando a urgência de admissão o justificar, nos 15 dias seguintes).
- Periódicos (anuais para menores de 18 anos, maiores de 50 anos e outras situações de risco definidas na legislação; de dois em dois anos para os restantes trabalhadores).
- Ocasionais (sempre que haja alterações substanciais nos meios utilizados, no ambiente e na organização do trabalho suscetíveis de repercussão nociva na saúde do trabalhador, bem como no caso de regresso ao trabalho depois de uma ausência superior a 30 dias por motivo de acidente ou doença).
- A pedido da entidade que contrata os serviços, poderão ainda ser realizados outros exames ocasionais nas seguintes situações:
- Mudança de função;
- Após ausências repetidas ao serviço atribuíveis a fatores de saúde;
- Por iniciativa dos RH do cliente quando detetadas situações que necessitam de avaliação por médico do trabalho;
- Por iniciativa do médico de trabalho;
- Por iniciativa do trabalhador.
Os exames médicos disponibilizados pela ACS têm uma composição adaptada à realidade de cada cliente de acordo com os riscos associados à respetiva atividade.
Conheça a oferta de Pacotes de Saúde no Trabalho da ACS.
A equipa assegura ainda a articulação com as entidades competentes no âmbito da Saúde no Trabalho. Os médicos do trabalho, em caso de suspeita de doença profissional, analisam, identificam e efetuam a participação obrigatória para a Direção Nacional de Proteção de Riscos Profissionais (DNPRP) com vista à sua confirmação e inerente tratamento de reabilitação.
Para mais informações mais detalhadas sobre os pacotes em vigor contacte-nos através do seguinte endereço de email saudenotrabalho@altice.pt.
Exames para emissão/renovação Cartão Profissional de Segurança Privada
Já é possível fazer os exames para obter e renovar o Cartão Profissional de Segurança Privada, nos centros clínicos da ACS.
A avaliação psicológica de seguranças privados é, atualmente, um requisito legal obrigatório para a admissão e a permanência nesta profissão (Lei nº34/2013, de 16 de Maio, alterada e republicada pela Lei nº 46/2019, de 8 de Julho).
Este cartão tem validade de 5 anos e é emitido pela Polícia de Segurança Pública, sendo indispensável para o exercício das seguintes funções:
a) Vigilante;
b) Segurança-Porteiro;
c) Vigilante de proteção e acompanhamento pessoal;
d) Assistente de recinto desportivo;
e) Assistente de recinto de espetáculos;
f) Assistente de portos e aeroportos;
g) Vigilante de transporte de valores;
h) Fiscal de exploração de transportes públicos;
i) Operador de Central de alarmes.
O Cartão Profissional de Segurança Privada, só pode ser emitido ou renovado após o resultado Apto nas duas avaliações:
-
Avaliação Médica efetuada por um Médico do Trabalho
-
Avaliação Psicológica com realização de testes especifícos e o registo na Plataforma SIGESP (Sistema Integrado de Gestão da Segurança Privada).
A ACS está apetrechada com os equipamentos necessários para dar resposta às novas exigências e disponibiliza agora este serviço para empresas ou profissionais individuais nas seguintes modalidades:
-
Avaliação Médica para emissão/renovação Cartão Profissional de Segurança Privada associado ao Exame de Vigilância de Saúde do Trabalho.
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Avaliação Psicológica com realização de testes especifícos e registo na Plataforma SIGESP
Para esclarecimentos adicionais ou pedido de exame, por favor envie email para saudenotrabalho@altice.pt.
Visitas aos Locais Trabalho
De acordo com a tipologia e especificidade de cada cliente, os médicos do trabalho da ACS realizam visitas aos locais de trabalho, para uma avaliação dos fatores que podem afetar quer a saúde e segurança dos trabalhadores quer os componentes materiais do trabalho. Destas visitas, resultam relatórios com propostas de correção dos problemas detetados ou sugestões de melhoria que visam o bem-estar dos trabalhadores e, consequentemente, da organização.
Consultas do Viajante
A ACS disponibiliza, no âmbito da sua atividade de Saúde no Trabalho, uma Consulta de Medicina do Viajante destinada aos trabalhadores que se desloquem em serviço a países estrangeiros, designadamente com risco de doença endémica, através da qual é prestado o apoio médico e o aconselhamento adequado às medidas de prevenção a adotar.
Neste contexto, é indicado ao trabalhador qual o conteúdo da farmácia individual que deverá transportar e o modo de administração dos medicamentos, em caso de urgência. O trabalhador é ainda informado acerca das principais doenças a que pode estar sujeito, de acordo com a região do Mundo para onde viaja, bem como das medidas de profilaxia que deve adotar, nomeadamente vacinas e/ou medicação profilática.
Programas Prevenção – Rastreios e Vacinação
Na sua missão de melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos ativos humanos dos seus clientes, a ACS propõe um conjunto de Programas de Prevenção e Promoção da Saúde que visam fomentar e sensibilizar os colaboradores para a adoção de estilos de vida saudáveis que minimizem os riscos de doenças crónicas.
A adoção destes programas fortalece o elo de ligação trabalhador/empresa, contribuindo para o bem-estar, o combate ao absentismo, o aumento da produtividade, a redução de acidentes de trabalho e para o enriquecimento da sociedade em geral.
Os programas são criados por temática, para que o tempo de permanência de cada colaborador nas ações de rastreio tenha um impacto diminuto na produtividade laboral e maior dimensão na população abrangida.
Neste contexto, disponibilizamos os seguintes tipos de rastreios:
Cardiovascular - sensibilização dos colaboradores para a necessidade de prevenir e controlar os fatores de risco das doenças cardiovasculares e da diabetes, adotando estilos de vida saudáveis.
Avaliação da Composição Corporal - sensibilização dos colaboradores para os riscos associados ao excesso de peso; promoção de estilos de vida saudáveis, designadamente a manutenção de uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico; orientação clínica aos colaboradores obesos ou com excesso de peso.
Dependência Tabágica - promoção de estilos de vida saudáveis; sensibilização para os riscos associados à dependência tabágica; promoção do abandono gradual da prática de fumar.
Stress - sensibilização dos colaboradores para os problemas associados à ansiedade e stress; promoção da prevenção de ansiedade e stress e perturbações associadas; aconselhamento aos colaboradores com níveis elevados de ansiedade e stress.
Qualidade de Sono - sensibilização e aconselhamento aos colaboradores com fraca qualidade de sono, na medida em que a privação de sono compromete o desempenho nas tarefas cognitivas envolvendo memória, aprendizagem, raciocínio lógico, cálculos aritméticos, reconhecimento de padrões, processos verbais complexos e poder de decisão.
Memória - sensibilização dos colaboradores para os problemas associados a alterações da memória; promoção de estilos de vida saudáveis, designadamente a manutenção de uma atividade intelectual, social e cognitiva funcional, adaptada às exigências da vida pessoal e profissional dos dias de hoje; aconselhamento e encaminhamento dos colaboradores com problemas / alterações da memória.
Avaliação de Riscos Psicossociais
A saúde é um conceito complexo e dinâmico onde dimensões físicas, psicológicas e sociais interagem, criando diversas e recíprocas relações com o trabalho e com cada um de nós. Por isso, importa conhecer e avaliar as condições de trabalho, bem como as condições das relações no trabalho na nossa organização que podem afetar a saúde das pessoas através de mecanismos psicológicos ou fisiológicos.
Neste âmbito, a ACS dispõe de uma equipa multidisciplinar com psicólogos e médicos do trabalho com competência para avaliação e deteção de situações de risco psicossocial, bem como para elaboração de propostas de intervenção e encaminhamento adequadas.