Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e os Termos e Condições Gerais
OKMedicina do Viajante
Conhece a consulta Medicina do Viajante?
Quando se pensa em férias, imagina-se uma viagem de sonho para um paraíso tropical ou para um local remoto, longe de tudo. No entanto, há destinos relativamente aos quais é necessário acautelar alguns riscos.
As viagens para esses destinos devem ser cuidadosamente programadas e antecedidas de uma consulta de Medicina do Viajante, entre 4 a 8 semanas da data prevista.
A PT ACS disponibiliza, ainda que não coberta pelos Planos de Saúde PT, uma Consulta de Medicina do Viajante no Centro Clínico de Lisboa.
Para grávidas, crianças e portadores de doenças crónicas, esta consulta assume particular importância para aconselhamento sobre medidas preventivas a adotar antes, durante e depois da viagem e informações sobre o kit básico de saúde a levar.
Estas medidas podem incluir a vacinação para a febre-amarela, medicação preventiva da malária, informação sobre outras doenças e sua prevenção, reforço da vacina do tétano, cuidados a ter com a água e alimentos e outros aspetos para os quais deve estar alerta quando viaja.
Conselhos gerais para quem viaja para regiões tropicais:
- Para adaptação ao calor beba água para além da sede e use vestuário leve e calçado fechado, confortável. Prefira roupa interior de algodão. Não esqueça óculos de sol e chapéu. Aplique protetor solar e repita a aplicação sempre que transpirar muito ou tomar banho. Evite a exposição solar excessiva.
- A Diarreia do Viajante é muito frequente e incómoda. Para a evitar beba água ou bebidas engarrafadas devidamente seladas e não use gelo. Coma alimentos bem cozinhados e ainda quentes. Prefira frango e peixes grelhados. Evite alimentos crus, saladas, molhos, gelados, natas e ovos crus. Coma a fruta lavada e descascada por si. Evite salada de frutas. Não consume alimentos de vendedores ambulantes.
- Evite picadas de mosquitos que podem transmitir Malária, Dengue, Zika, e outras doenças. Aplique repelente com Deet 20-35% e renove a aplicação de quatro em quatro horas. Primeiro deve colocar o protetor solar e depois o repelente. Use roupa clara e larga a tape pernas e braços, não esquecendo as meias. Durma com rede mosquiteira e ar condicionado ou ventoinha e janelas fechadas ou com rede.
- Evite nadar, pescar ou andar descalço em águas doces (rios, pântanos). Afaste-se de cães, gatos e morcegos (podem transmitir raiva). Não ande descalço.
Se vai viajar, não esqueça:
- Vá a uma Consulta de Medicina do Viajante
- Cumpra as prescrições do médico
- Vacine-se atempadamente
- Leve o seu Kit Básico de Saúde
- Leve os seus medicamentos habituais
- Após o regresso se se sentir doente, volte à Consulta de Medicina do Viajante ou, se recorrer a outro médico, não se esqueça de referir a viagem.
A prevenção é meio-caminho andado para uma BOA VIAGEM