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Manual do Portal myacs_v20240410

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1.

6. 5  Ler e autorizar os termos e as condições de utilização;  Confirmar como deseja receber o código de acesso que será enviado via email ou SMS;  Introduzir o código recebido através de SMS ou email;

8. 7  Confirmar como deseja receber o código de acesso que será enviado via email ou SMS;  Introduzir o código recebido através de SMS ou email;  Confirmação do pedido.

4. 3  Selecionar a opção “Pedir Acesso”;  Preencher o campo “Número de Beneficiário (xxxxxxx/xx)” e clicar em “Autorizar”;  Ler e autorizar os termos e as condições de utilização;  Confirmar como deseja receber o código de acesso que será enviado via email ou SMS;

16. 15  Ao selecionar o mês pretendido pode verificar todo o histórico de consultas desse mês.  Se selecionar uma das datas, tem acesso aos detalhes da consulta (nomeadamente a especialidade, médico, tipo de consulta e seguro, estado da consulta e Unidade ACS) 7 Saúde no Trabalho 7.1 Exames (histórico de exames e fichas de aptidão)

10. 9 5 Planos de Saúde 5.1 Condições do Plano  No separador “Condições do Plano” pode consultar todas as informações referentes ao seu Plano de Saúde, nomeadamente inscrições, coberturas ou a tabela de comparticipações;  Ao abrir cada um dos separadores, tem acesso ao conteúdo do mesmo:

7. 6  Confirmação do pedido. 3 Pedir acesso aos dados de Saúde no Trabalho (disponível somente para empresas cujo serviço de Saúde no Trabalho se encontra contratado com a ACS)  Selecionar a opção “Pedir Acesso” e clicar em “Autorizar”;  Ler e autorizar os termos e as condições de utilização;

15. 14  Para finalizar a marcação, deverá preencher os campos “Seguro/Plano de Saúde” e “Observações” (caso aplicável) e selecionar a data pretendida, bem como o horário preferencial, e clicar na opção “Marcar consulta”; 6.2 Histórico de Consultas No separador “Histórico de Consultas” pode consultar o histórico das marcações anteriores nos Centros Clínicos/Núcleos de Estomatologia da ACS.

5. 4  Introduzir o código recebido através de SMS ou email;  Confirmação do pedido. 2 Pedir acesso aos dados dos Centros Clínicos (disponível para Clientes e Utilizadores dos Centros Clínicos da ACS)  Selecionar a opção “Pedir Acesso”;  Preencher o campo “Número de Beneficiário (xxxxxxx/xx)” e clicar em “Autorizar”;

22. 21 10 Mensagens  Selecionar a opção “Mensagens” no canto superior direito;  Nas “Mensagens” é possível visualizar o histórico dos pedidos efetuados e o estado dos mesmos.  Selecionando a opção “Enviar mensagem” terá a possibilidade de criar um pedido.  Para o efeito, deverá selecionar o assunto, introduzir o seu pedido de esclarecimento e anexar o ficheiro (caso aplicável) e em seguida clicar em “Enviar”.

21. 20 9.2 Dados do Perfil por Área de Saúde (Planos de Saúde, Centros Clínicos e Saúde no Trabalho)  Na opção “Editar conta”, poderá alterar os dados editáveis (disponível na área dos Planos de Saúde e Centros Clínicos).  Para efeitos de alteração de dados da área de Saúde no Trabalho deve solicitar a sua atualização através dos serviços de Recursos Humanos da sua empresa.  Caso os dados que pretenda editar não sejam editáveis no site, deverá preencher a Ficha de Dados Pessoais ou o Formulário de Autorização de Débito Direto SEPA (conforme o dado a alterar), que encontra nos “Documentos” da faixa lateral direita das “Ligações úteis” por área, e submeter os documentos preenchidos através da opção disponível para esse efeito:  Se selecionar a opção “Exportar Dados” será gerado um documento em PDF com os seus dados pessoais, de acordo com a área selecionada.

17. 16  No separador “Exames” pode consultar o histórico de exames de Saúde no Trabalho, bem como fazer o download da Ficha de Aptidão. 7.2 Questionários  No separador “Questionários” tem acesso aos questionários do âmbito da Saúde no Trabalho (quando disponíveis). 8 Alterar utilizador  Para efetuar o acesso à área reservada de outro beneficiário inscrito no Plano de Saúde, deve selecionar a opção “Alterar utilizador” no canto superior direito;  Selecionar o perfil cujos dados pretende visualizar;

14. 13 6.1.1 Marcar a partir do histórico de consultas  Na opção “Marcar a partir do histórico de consultas” tem a possibilidade de repetir a marcação de uma consulta já realizada anteriormente.  Ao selecionar esta opção, tem a possibilidade de marcar uma consulta com as mesmas características de uma marcação constante no seu histórico;  Para o efeito, deve selecionar a consulta pretendida e selecionar a opção “Marcar nova consulta”;  Pode efetuar uma pesquisa do seu histórico por especialidade ou nome do médico.  Os “Dados para marcação da consulta” (Clínica, Especialidade e Médico) ficarão automaticamente preenchidos após a seleção.

19. 18 9.1.2 Reset password  Selecionar a opção “Reset Password”;  Introduzir a nova palavra-passe, confirmar e depois selecionar “Guardar”;  Introduzir o código recebido por SMS;  Aguardar a receção de um email e seguir as instruções do mesmo;  Após a mensagem de confirmação, efetuar o login com a nova password.

9. 8 4 Alterar a password através da opção “Recuperar a password”:  Se já efetuou o registo, mas não se recorda da password, pode recuperá-la através da opção “Recuperar a password” na página inicial;  Preencher os campos com os dados indicados (no campo “Palavra-chave” e “Repita a palavra-chave” deve colocar a nova password) e selecionar a opção “Submeter”;  Introduzir o código recebido através de SMS;  Aguardar receção do email e seguir as instruções constantes no mesmo;  Efetuar o login com a nova password.

20. 19 9.1.3 Apagar conta  Selecionar a opção “Apagar Conta”;  Tomar conhecimento das condições e selecionar a opção “Confirmar”;  Introduzir o código recebido por SMS e selecionar a opção “Submeter”;  Após a mensagem de confirmação, a sua conta foi excluída da área reservada.

12. 11  No separador “Declarações de IRS” pode consultar as declarações emitidas pela ACS e pela Multicare, para efeitos de IRS.  Ao clicar no ano pretendido, é gerado o documento em PDF.  A partir de 1 de janeiro de 2020, e na sequência da alteração legislativa introduzida pelo DL28/2019, a ACS passou a emitir obrigatoriamente fatura a cada beneficiário pelos valores das quotas e serviços prestados. Deste modo, no mês seguinte à emissão da fatura, poderá verificar no seu e-fatura essa informação.  Atendendo a que, desde 2015, com a reforma do IRS a relação dos contribuintes com a AT passa a estar suportada no sistema e-fatura do Portal das Finanças, para que os mesmos tenham acesso às várias deduções fiscais, nomeadamente em matéria de saúde, deixou de ser obrigatório a emissão desta declaração para efeitos fiscais. 6 Centros Clínicos 6.1 Marcação de consultas

18. 17  Nesta opção, pode consultar a informação referente a outros familiares inscritos no Plano de Saúde, nomeadamente as faturas e agenda de consultas. 9 Consultar perfil  Selecionar a opção “Consultar Perfil” no canto superior direito 9.1 Dados da conta  Nesta opção tem a possibilidade de editar os dados, fazer reset da password ou apagar a conta. 9.1.1 Editar conta  Preencher os campos (editáveis) a alterar e selecionar a opção “Guardar”.

11. 10 5.2 Avisos de Pagamento  No separador “Avisos de Pagamento” tem acesso aos Avisos de Pagamento emitidos pela ACS, onde pode consultar os valores apurados de cada mês;  Ao clicar no mês pretendido, é gerado o documento em PDF. 5.3 Faturas  No separador “Faturas” tem acesso aos documentos fiscais referentes aos serviços prestados e processados pela ACS;  Ao clicar no mês pretendido, é gerado o documento em PDF. 5.4 Declarações de IRS

3. 2 1 Criar acesso através do link “Ainda não sou utilizador”  Selecionar a opção “Ainda não sou utilizador”;  Preencher os campos com os dados indicados e selecionar a opção “Guardar”;  Aguardar a receção de um email e seguir instruções do mesmo;  Efetuar o login com o email e com a password definida;  Pedir acesso às diferentes valências da ACS (aplicáveis a cada caso): 1. Planos de Saúde (disponível só para beneficiários de Planos de Saúde geridos pela ACS); 2. Centros Clínicos (disponível para Clientes e Utilizadores dos Centros Clínicos da ACS); 3. Saúde no Trabalho (disponível somente para empresas cujo serviço de Saúde no Trabalho se encontra contratado com a ACS).

13. 12  Na opção “Agenda” tem a possibilidade de efetuar a marcação de consultas ou teleconsultas nos Centros Clínicos/Núcleos de Estomatologia da ACS;  Para o efeito, deve selecionar inicialmente o tipo de consulta pretendido (presencial, teleconsulta...);  De seguida selecionar o Centros Clínico, a especialidade e o médico com o qual pretende a consulta bem como o seguro/plano de saúde;  Nas observações pode introduzir algum dado que considera relevante;  Após selecionar as opções referenciadas acima, surge a agenda com a disponibilidade do médico selecionado;  As datas disponíveis constam num tom mais claro, pelo que deverá selecionar a data pretendida, bem como o horário preferencial, e clicar na opção “Marcar consulta”;  Será enviado um email a confirmar a marcação da consulta e a mesma ficará também visível na área “Minha Saúde” na opção “Consultas marcadas”.  Existe ainda a possibilidade de selecionar a opção “Sem preferência de médico”;  Nesta opção, ao selecionar uma data na agenda, será apresentada a informação dos médicos com disponibilidade nessa data, bem como os respetivos horários disponíveis.

2. 1 Índice 1 Criar acesso através do link “Ainda não sou utilizador” ....................................... 2 2 Pedir acesso aos dados dos Centros Clínicos (disponível para Clientes e Utilizadores dos Centros Clínicos da ACS) ........................................................................ 4 3 Pedir acesso aos dados de Saúde no Trabalho (disponível somente para empresas cujo serviço de Saúde no Trabalho se encontra contratado com a ACS) .............................................................................................................................................. 6 4 Alterar a password através da opção “Recuperar a password”: ....................... 8 5 Planos de Saúde .............................................................................................................. 9 5.1 Condições do Plano ................................................................................................. 9 5.2 Avisos de Pagamento ............................................................................................ 10 5.3 Faturas ...................................................................................................................... 10 5.4 Declarações de IRS ................................................................................................ 10 6 Centros Clínicos ............................................................................................................... 11 6.1 Marcação de consultas ........................................................................................ 11 6.1.1 Marcar a partir do histórico de consultas ................................................... 13 6.2 Histórico de Consultas .......................................................................................... 14 7 Saúde no Trabalho ........................................................................................................ 15 7.1 Exames (histórico de exames e fichas de aptidão) ....................................... 15 7.2 Questionários .......................................................................................................... 16 8 Alterar utilizador ............................................................................................................. 16 9 Consultar perfil ................................................................................................................ 17 9.1 Dados da conta ...................................................................................................... 17 9.1.1 Editar conta ......................................................................................................... 17 9.1.2 Reset password ............................................................................................... 18 9.1.3 Apagar conta .................................................................................................. 19 9.2 Dados do Perfil por Área de Saúde (Planos de Saúde, Centros Clínicos e Saúde no Trabalho) ........................................................................................................... 20 10 Mensagens ................................................................................................................... 21

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