12. 5. Ligue o 112 12
18. 8. Conclusões 18
8. 3. Tipos de AVC 8
3. 1. AVC... Qual o significado da sigla 3
10. 4. Como reconhecer um AVC 10
14. 6. Quais as consequências de um AVC 14
16. 7. Há recuperação possível ? 16
5. 2. Quais os fatores de risco para contrair um AVC 5
1. O que é um AVC? 11/10/2023 1 Mod.A/1000318 - PPT ACS ; Público ; Ver. v9.0 ; Dist.: 05 - 05 - 2023 14:51
17. Há recuperação possível? 17 ▪ A fisioterapia e as alterações no estilo de vida são fulcrais; ▪ A reabilitação das funções afetadas é premente, contudo podem permanecer incapacidades físicas ou mentais. ▪ A recuperação requer tempo – após um surto inicial de recuperação nas primeiras semanas, o processo é muito gradual (meses e até mesmo anos de recuperação contínua);
4. AVC... Qual o significado da sigla 4 ▪ AVC significa Acidente Vascular Cerebral; ▪ O sangue é responsável por levar os nutrientes e o oxigénio para o cérebro – num AVC, ocorre um impedimento do fornecimento de sangue a uma parte do cérebro, podendo danificar células cerebrais, impossibilitando - as de cumprir a sua função.
19. Conclusões 19 Não deixe que o AVC bata à sua porta! ▪ É fundamental: - Seguir os conselhos do médico quanto à mudança do estilo de vida; - Controlar a pressão arterial regularmente; - Tomar os medicamente prescritos. Fonte: Fundação Portuguesa de Cardiologia; Associação Nacional AVC
13. Ligue o 112 13 ▪ Na presença de algum destes sinais deverá ligar o 112 - está perante uma situação de emergência! ▪ A procura imediata de ajuda médica aumenta as hipóteses de sobreviver sem sequelas – Não agir pode levar à morte ou a grande incapacidade – Perda de tempo resulta em perda da função cerebral! ▪ Mesmo que os sintomas ocorram apenas durante alguns minutos, é necessária avaliação médica urgente. Não hesite em ligar o 112!
15. Quais as consequências de um AVC 15 ▪ Todos os AVC’s são diferentes e cada indivíduo afetado irá apresentar incapacidades e necessidades diferentes; ▪ Os efeitos de um AVC dependem do tipo de AVC, da localização da artéria afetada, da área cerebral lesionada e da saúde geral do indivíduo; ▪ As sequelas mais comuns são: - alterações da motricidade; - alterações sensoriais; - alterações nos processos mentais complexos (comunicação, emoções, raciocínio e pensamento).
2. Índice 4. Como reconhecer um AVC 1. AVC... Qual o significado da sigla 2. Quais os fatores de risco para contrair um AVC 3. Tipos de AVC 6. Quais as consequências de um AVC 7. Há recuperação possível ? 8. Conclusões 5. Ligue o 112 2
7. Quais os fatores de risco para contrair um AVC (continuação) 7 ▪ Modificáveis (que pode controlar): - Hipertensão arterial; - Diabetes; - Dislipidémia (colesterol elevado); - Excesso de consumo de álcool; - Tabagismo; - Arritmia cardíaca; - Alimentação rica em gorduras e sal; - Sedentarismo; - Obesidade; - Excesso de stress.
6. Quais os fatores de risco para contrair um AVC 6 ▪ Não modificáveis (que não pode controlar): Sexo - mais comum nos homens, contudo as mulheres apresentam riscos específicos, tais como: - níveis altos da hormona estrogénio podem aumentar o nível de coagulação do sangue; - pré - eclâmpsia e diabetes gestacional; Idade - mais comum em indivíduos com mais de 65 anos, continuando o risco a aumentar com a idade, devido ao endurecimento das artérias, pela acumulação de colesterol e outros detritos; Hereditariedade; Etnia - pessoas com origem do sul da Ásia, africana ou caribenha tem uma maior probabilidade de sofrer de hipertensão arterial e diabetes, que são fatores de risco de AVC.
11. Como reconhecer um AVC 11 ▪ Sintomas de aparecimento abrupto que se refletem na : Face - subitamente, pode ficar assimétrica, parecendo que um canto da boca ou uma das pálpebras estão descaídas ; Força - é comum um braço ou uma perna perderem subitamente a força ou ocorrer uma súbita falta de equilíbrio ; Dificuldade em falar - a fala pode parecer estranha ou incompreensível e o discurso não fazer sentido . Com frequência, o indivíduo parece não compreender o que se lhe diz ; Perda de visão ou visão dupla - súbita, de um ou de ambos os olhos ; Dor de cabeça intensa - súbita e diferente do padrão habitual e sem causa aparente . ??
9. Tipos de AVC 9 ▪ Isquémico - É o mais comum e ocorre quando há uma interrupção do fluxo de sangue numa determinada zona cerebral, por obstrução (por exemplo, presença de um coágulo) . Este leva à morte de algumas células cerebrais e a sua gravidade depende do tempo em que o cérebro esteve privado do fluxo de sangue e da zona afetada . ▪ Hemorrágico - ocorre devido à rutura de um vaso sanguíneo, provocando uma hemorragia no cérebro . A maior parte das vezes esta hemorragia é provocada por hipertensão arterial não controlada . ▪ Isquémico transitório (AIT) - ocorre quando há interrupção de fornecimento de sangue ao cérebro por um curto período de tempo . O bloqueio normalmente ocorre devido a um coágulo, que acaba por se dissolver ou mover, retornando ao funcionamento normal . Há risco de um AVC no futuro .